Serviços
Use o menu abaixo para conhecer os serviços prestados pela Prefeitura de Caxias

Hemocentro

Descrição

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) é uma instituição pública pertencente à Hemorrede Nacional, administrada pela prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. O serviço é responsável pela captação de doadores, coleta, processamento, testagem e distribuição do sangue doado.

Sua principal prioridade é a qualidade e a manutenção dos estoques de sangue, visando atender 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, que compreende 49 municípios da região Nordeste do RS.


Direitos do doador

A Lei 1.075, de 27 de março de 1950, garante o direito à dispensa do ponto, (no dia da doação de sangue para o funcionário público civil, de autarquia ou militar). A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê, em seu artigo 473, que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.


Localização

Endereço: Rua Ernesto Alves, n° 2.260, bairro Centro
Telefones: (54) 3290.4536 / 3290.4580
Atendimento ao público: das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira; e das 8h às 11h30, no sábado
E-mail: hemocssocial@caxias.rs.gov.br