1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Junho

Prefeito Daniel Guerra entrega novas instalações para emissão do certificado de vacinação contra Febre Amarela

Serviço começa a funcionar nesta quarta-feira no segundo andar do Centro Administrativo

Atualizada dia

As novas instalações do posto emissor do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra a Febre Amarela foram entregues, na tarde desta terça-feira (12/06), pelo prefeito Daniel Guerra. A cerimônia foi realizada no segundo andar da prefeitura, em frente a agência bancária, local onde vai funcionar o novo posto de emissão do documento a partir desta quarta-feira (13/06).

As negociações para a retomada do serviço foram realizadas pelo prefeito Daniel Guerra, ainda em fevereiro deste ano, após a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Antes, o serviço era realizado em uma Unidade Básica de Saúde, mas foi interrompido após um problema técnico que não foi consertado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelo serviço. Daniel Guerra destacou a importância de voltar a emitir o certificado em Caxias do Sul. “Os caxienses precisavam perder ao menos meio dia de trabalho para ir até Porto Alegre a fim de ter acesso ao certificado. Todo o trade turístico é responsável pela geração de emprego e renda para a cidade. Agradeço às pessoas da comunidade e às entidades que trouxeram a necessidade e à equipe de servidores que não mediu esforços para atender a demanda”, ressaltou.

A emissão passará a ser feita por servidores da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL). “Capacitamos os servidores e nos comprometemos para que o serviço seja realizado com excelência”, explica Vangelisa Lorandi, titular da SMRHL. A secretária do Turismo, Renata Carraro, também participou da entrega. “A emissão do certificado em Caxias do Sul dará agilidade e qualificará os serviços oferecidos no turismo emissivo da cidade”, relata.

Na cerimônia de inauguração, o posto emitiu o primeiro certificado para a senhora Ephigenia Boff, de 79 anos. Ela prepara a viagem para o Egito e Dubai. “É ótimo ter o serviço aqui. Quem viaja sabe da dificuldade que é ir até Porto Alegre quando precisa do certificado”, afirmou.

O atendimento será por ordem de chegada sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h às 16h. A emissão do certificado é gratuita e destinada exclusivamente para moradores de Caxias do Sul.

Prefeito Daniel Guerra agradeceu os servidores envolvidos

Foto por Adriano Chaves

Orientações para a emissão do certificado

Para receber o certificado é necessário, primeiramente, fazer a vacina em qualquer UBS, que entregará um comprovante de vacinação ao usuário. A aplicação é feita nas quartas-feiras, com exceção da UBS Parque Oásis, que realiza esse trabalho nas sextas. Após, o morador deverá realizar um pré-cadastro no site da Anvisa (www.anvisa.com.br/viajante). Em caso de dificuldade, é possível ligar no telefone da Agência (0800 642 9782).

Somente depois de 10 dias da aplicação da vacina e após ter feito o pré-cadastro, o usuário poderá procurar o serviço na prefeitura para emissão do certificado. É preciso apresentar: documento original com foto, comprovante de vacinação e comprovante de residência em Caxias do Sul. Esse último comprovante deverá estar em nome do interessado na emissão do certificado. Caso não possua, deverá ser realizada a comprovação do vínculo familiar, como, por exemplo, o cônjuge apresenta certidão de casamento; e o filho, que mora com os pais, apresentará documento de identidade comprovando a filiação.

Outra orientação é que os menores de 18 anos não precisam estar presentes para pedir o certificado quando os pais ou responsáveis solicitarem no posto emissor.

Galeria de imagens
1 de 13 imagens

Ephigenia Boff foi a primeira a receber o certificado

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Assessoria de Imprensa - SMRHL