1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Junho

Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Semma atende animais de pessoas em situação de rua

Por meio de solicitação encaminhada pela FAS, equipe veterinária presta cuidados necessários

Atualizada dia

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) presta atendimento veterinário aos animais de pessoas em situação de rua, com tratamento aos doentes e cirurgias de castração. A solicitação é repassada pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social para a População de Rua (Centro POP Rua), vinculado à Fundação de Assistência Social (FAS). Desde que essa assistência começou a ser prestada, em setembro do ano passado, 15 animais foram atendidos.

A demanda surgiu após uma sugestão do departamento para castrar os animais. Os serviços tiveram início em setembro de 2017 e ocorrem em todas as épocas do ano. Após o atendimento dos médicos veterinários, a Semma segue acompanhando os casos. “Ficamos monitorando até que recebam alta clínica. Deixamos as assistentes sociais a par da situação. Se for necessário mais algum tipo de tratamento, elas entram em contato conosco”, informa Marcelly de Souza Paes, veterinária e diretora do setor da Semma.

O Centro POP Rua é a referência de atendimento de assistência social para pessoas em situação de rua. Muitos moradores têm grande vínculo afetivo com os animais e desejam cuidar da saúde deles. Os que desejarem castrar seus cães podem buscar junto ao Centro POP as orientações sobre como proceder.

Foto por Veronice Paim

Assessoria de Imprensa - Semma