Conhecido como o lado campeiro de Caxias do Sul, o distrito de Criúva teve sua origem na época do tropeirismo e foi inspirado no nome da árvore típica da região. Além da vasta cultura trazida pelos tropeiros, Criúva é privilegiada pelas belezas naturais de seu interior: são cascatas, rios, matas nativas, rica flora e o maior recurso hídrico potável do município.

A marca do tradicionalismo gaúcho corre no sangue da população local, uma vez que Criúva é o berço da primeira dupla de acordeonistas do Brasil: os Irmãos Bertussi. O distrito, localizado à 54 km de distância da sede administrativa municipal, localiza-se na encosta superior no nordeste do Rio Grande do Sul e possui uma área de 459,40 km². Possui um acesso todo pavimentado pela BR 116 via São Marcos. Outro caminho que pode ser utilizado é pela RST 453 (Rota do Sol) até o distrito de Vila Seca, seguindo a esquerda por uma estrada pavimentada, orientando-se pelas placas de indicação. Outro acesso é pelo município de Campestre da Serra, numa estrada não pavimentada que corta a serra do Rio das Antas passando pela Ponte dos Korff.

O distrito fazia parte do município de São Francisco de Paula até 1954, quando foi anexado à Caxias do Sul. Seus primeiros moradores, depois dos índios, foram os portugueses. Mais tarde, outros imigrantes – sobretudo italianos – foram responsáveis pela miscigenação existente no local.

Sua economia tem como base a agropecuária. No entanto, uvas, queijos e derivados do leite também fortalecem a economia local. Além disso, a cidade possui grande produção de hortaliças e frutas. Produtos típicos também são encontrados nas diversas agroindústrias existentes na localidade, além de um rico artesanato. Atualmente, Criúva tem grande potencial para produzir energia elétrica, com duas hidrelétricas em funcionamento e outras em projeto de construção. A extração de basalto e produção de madeiras como o pinus também se destacam.

Nos últimos anos o turismo vem crescendo, com pousadas, restaurantes, trilhas ecológicas, cavalgadas, campings, pesque-pagues e práticas de esportes radicais (pois possui grandes paredões, rios e cascatas). Turistas se encantam com as belezas naturais, o ar puro, a tradição, a cultura e a hospitalidade do povo criuvense. Tudo isso associado à construção do Memorial irmãos Bertussi, um dos pontos turísticos mais bonitos e mais visitados de Caxias o Sul.

A religiosidade da comunidade é expressada por diversas festas em diferentes capelas da região, tendo como ápice a Festa do Divino. O lado campeiro comemora a Semana Farroupilha e sedia diversos torneios de laço, além do Rodeio Crioulo Nacional de Criúva. Em outubro o distrito realiza o Sabores de Criúva, grande evento gastronômico em que diversos chefes de cozinha apresentam seus pratos e os oferecem à degustação. No fim do ano, o Divino Natal encanta a região.

Em Criúva os visitantes encontram as mais singelas expressões da cultura sul rio-grandense.


Contato

Telefone: (54) 3267.8010
Endereço: Avenida 15 de Novembro, nº 600