Secretarias municipais prestam atendimento após chuva e ventos registrados nos últimos dias
Semma concentrou equipes para retirada de galhos e árvores nas ruas da cidade
Atualizado dia 14/06/2018 às 19:14

As equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) ainda estão prestando atendimento à população, na manhã desta terça-feira (12/06), em função da chuva e dos ventos fortes registrados nos últimos dias em Caxias do Sul. Os trabalhos se concentram na retirada de galhos e árvores, principalmente em vias públicas da cidade. Desde segunda-feira (11/06), a Semma realizou cerca de 25 atendimentos.

Nesta terça, os servidores da Secretaria trabalharam para retirar o pinheiro que desabou na noite anterior em cima de uma garagem na rua Fernão Dias, no bairro Sagrada Família. As equipes retiraram também os galhos e sujeiras decorrentes da queda da árvore. Ninguém se feriu com o acidente.

Nesta terça, a Semma ainda foi acionada devido a um jacarandá que caiu na esquina das ruas Os 18 do Forte com Alfredo Chaves, no centro da cidade. Os atendentes se disponibilizaram de imediato, com cinco caminhões, e fizeram o recolhimento de todo o material que estava afetando o trânsito no local. Devido ao grande número de solicitações para retirada de galhos e árvores, os atendimentos estão sendo prestados conforme a disponibilidade da equipe de serviço.

Esta ocorrência também mobilizou os agentes da Fiscalização de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), que sinalizaram e desviaram o tráfego na Os Dezoito do Forte. Durante toda a segunda-feira (11/06), as equipes também sinalizaram outros locais da cidade, com problemas de postes caídos ou inclinados, fios de alta-tensão na via e árvores danificadas.

A equipe da Seção de Semáforos atendeu, entre e segunda e terça, cinco ocorrências de sinaleiras em amarelo piscante. A maioria delas ocorreu em razão da falta de energia elétrica. Nesses casos, a concessionária responsável pelo serviço é acionada para solucionar o problema.

Já a Secretaria Municipal da Habitação (SMH) está prestando atendimentos emergenciais às famílias que tiveram as casas afetadas pelo temporal e ventos fortes dos últimos dias. A equipe de Obras está realizando vistorias, conforme demandas que chegam à SMH. Até o momento três vistorias já foram feitas, uma em São Bráz da 4ª Légua, interior do município, e outras duas no loteamento Monte Carmelo. Na ocasião, foram doadas telhas, cumeeiras, parafusos e lona.

SMH prestou apoio em casa atingida por temporal em São Bráz da 4ª Légua

Foto por Luiz Pauletti

A SMH reforça que o morador que teve sua casa prejudicada em função do temporal e deseja atendimento para manutenção da moradia ou concessão de materiais, deve ligar na secretaria no telefone (54) 3218.6000 para marcar uma vistoria. A Semma enfatiza que, em casos de queda de árvores e galhos em decorrência das condições climáticas, o serviço de retirada de eventuais sujeiras em vias públicas pode ser solicitado pelo telefone (54) 3901-1445 ou presencialmente na própria Semma (avenida Rubem Bento Alves, nº 8.308). O horário de funcionamento é das 10h as 16h, de segunda a sexta-feira.

Assessoria de Imprensa - Semma, SMH e SMTTM