Secretaria de Trânsito realiza ação com pedestres nesta terça-feira (13/03)
Atividade integra programação voltada à conscientização e segurança no trânsito
Atualizado dia 13/03/2018 às 16:13

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) realiza nesta terça-feira (13/03), a partir das 11h30, uma ação de conscientização e orientação aos pedestres em Caxias do Sul. A primeira atividade será realizada na rua Sinimbu, nas esquinas com as ruas Dr. Montaury e Visconde de Pelotas, no Centro.

Haverá a presença de agentes da Escola Pública de Trânsito (EPT) e da Fiscalização de Trânsito. Participam também os multiplicadores em educação, que são membros de Centros de Formação de Condutores (CFCs), do Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG, e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) Municipal e Estadual. Serão entregues panfletos e materiais educativos, com dicas de segurança e informações sobre o tema.

A campanha busca estimular um comportamento correto de quem está a pé, alertando sobre a necessidade de utilizar os equipamentos de segurança, como semáforos, botoeiras e a faixa de pedestre. Além disso, a iniciativa também destacará a educação de condutores, para que eles tenham o hábito de parar na faixa de segurança, aguardando a travessia de pedestres em cruzamentos sem a presença de semáforos e botoeiras.

Outras duas ações semelhantes serão realizadas até o final do mês. No dia 22 de março (quinta-feira), às 17h30, a campanha estará na rua Os Dezoito do Forte, esquina com a Moreira César, em frente à FSG, no bairro São Pelegrino. Por fim, no dia 27 (terça-feira), a ação será no bairro Nossa Senhora de Lourdes, na Os Dezoito do Forte com a rua Angelina Michelon, a partir das 11h30. Em caso de mau tempo, as ações serão agendadas em outra data.

Outras atividades

Além das ações de conscientização, a SMTTM implantará semáforos para pedestres nas esquinas da rua Os Dezoito do Forte com a Treze de Maio, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. O local não possui nenhum equipamento de segurança para travessia. Outro semáforo para pedestre será instalado na avenida Ângelo Corsetti, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Fioravante Webber, no bairro Pioneiro. Para ensinar e incentivar a utilização do equipamento, a EPT realizará uma atividade prática com os estudantes.

Com o apoio da Cipave, também haverá encontros e atividades alusivas à educação no trânsito com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano, no bairro de mesmo nome.

A iniciativa acompanha uma recomendação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estipulou o mês de março como um período de ações para conscientização do respeito e da segurança do pedestre para setores de educação para o trânsito de todo o país.

Assessoria de Imprensa - SMTTM