Ação de saúde da mulher resulta em mais de 2,7 mil exames encaminhados
UBS’s realizaram coleta de citopatológico e solicitação de mamografia
Atualizado dia 13/03/2018 às 20:26

Na ação de saúde realizada no último sábado (10/03), alusiva ao Dia Internacional da Mulher, foram feitas 1.628 coletas de citopatológico e 1.121 agendamentos de mamografias. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) abriram as portas, das 9h30 às 16h, para receber as mulheres e realizar os exames, considerados importantes meios de diagnóstico precoce dos tumores de maior incidência na população feminina (útero e mama).

A abertura das atividades foi realizada na unidade do Desvio Rizzo, com a presença da primeira-dama do Município, Andrea Marcheto Guerra; da secretária municipal da Saúde, Deysi Piovesan; e do diretor técnico do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Fernando Vivian. Ele acolheu as mulheres e falou sobre a importância dos exames que estavam sendo oferecidos. “O diagnóstico precoce é a nossa principal arma contra o câncer de mama e de útero. Quando identificados na fase inicial, as chances de cura desses tumores são maiores. Esses exames ajudam a salvar vidas”, afirmou.

No decorrer do dia, as unidades também realizaram ações de promoção à saúde e ao bem-estar, como prática de atividade física, oficinas de alimentação, rodas de conversa, palestras, dicas de maquiagem, entre outras. As mulheres que participaram da programação ainda foram agraciadas com mudas de plantas do Horto Municipal.

A ação integra o plano estratégico da SMS para ampliação das metas de cobertura do citopatológico e da mamografia.

Assessoria de Imprensa - SMS